1-Formação
profissional e igreja no Chile. O caso das primeiras escolas.
- Contexto sócio político
Na década de
20, Arturo Alessandri representa a camada média e encabeça
um movimento reformista e consegue aprovar a proposta de um código
de trabalho. Esta está marcada por um período de crise
institucional e uma onda de protestos e greves.
Nesse contexto as classes dominantes, através do estado
se vê compelida a acolher as reivindicações da classe operária e
outros setores populares. A burguesia chilena a institucionalizar
essas reivindicações criando uma legislação.
1.2 A
primeira escola chilena (De origem estatal)
Funda-se,
nesse contexto a primeira escola de Serviço Social no Chile em 1925,
tendo como seu fundante Alejandro Del Río (que era médico), que foi
a Bélgica para conhecer os outros centros de formação acadêmica.
Ele obteve uma resposta parcial ao criar uma escola para formar
profissionais destinados a complementar o trabalho médico. As
principais característica dessa escola foram: sua origem que está
próxima da esfera das necessidades de expansão estatal, e pela
imposição das demandas das classes operárias.
1.3 A
segunda escola chilena
A Igreja não
estará ausente do processo constitutivo do Serviço Social, por
muitos anos ela foi a promotora de obras de caridade inspirada nos
preceitos religiosos operando um apostolado que sustentava inúmeras
“obras de misericórdia”. Só em 1929 a igreja promove a
organização de sua primeira escola de Serviço Social, a escola
Elvira Matte de Cruchaga, fundada por Miguel Cruchaga. Sua origem tem
diversas motivações, entre elas cito: O interesse da igreja em
criar um centro católico ortodoxo para a formação de agentes
sociais adequados às mudanças sofridas pela sociedade chilena, e
uma estratégia de conscientização da influência católica na
criação de escolas de Serviço Social. Com o objetivo de recuperar
o seu papel de condutor moral da sociedade
1.4 Os
efeitos da escola Elvira Matte Cruchaga no Chile e no continente
Latino Americano
A Igreja também se viu impelida a situar-se no interior da questão
social emergente com a modernização capitalista que mercantiliza a
força de trabalho, redefine a família, promove concentrações
urbanas, origina novas doenças etc. Esta nova escola era uma
resposta de forma complementar e não antagônica, à criação da
escola de Del Rio, uma vez que essa tinha a pretensão de promover a
assistência médica. Já a escola Elvira Matte de Cruchaga cobriu
um amplo espaço da questão social. Destaca-se que na sua atuação
a inovação tinha maior ênfase. Outro espaço coberto foi a ênfase
da necessidade de uma aproximação à ciência e a técnica. A
escola tinha, também, uma intenção de compreensão mais global dos
vetores que determinavam as desigualdades de classes na sociedade
chilena inserindo a assistência social nesta problemática. Esta
possibilidade diversificada de ação profissional lhe conferiu uma
ampla margem de atuação em comparação com a escola de Del Río
que tinha a sua condição real nas mãos dos médicos. Outro aspecto
dessa diferenciação é o caráter confessional da segunda em
relação a primeira, vinculado diretamente ao apostolado da igreja.
Sob este foco a escola Elvira Matte de Cruchaga é um projeto
destinado a organização dos leigos, com uma diretriz de formação
profissional de acordo com os ditames da igreja. A igreja deu ao
Serviço Social uma base orgânica continental e se manifesta em duas
vertentes principais. Formação de escolas estatais cuja a formação
acadêmica de profissionais estava sob a direta gestão da igreja.
Este papel difusor desempenhado pela igreja possibilitou-lhe o
fortalecimento de uma tendência de vasto alcance latino americano.
1.5 A
formação da visitadora social na escola Elvira Matte de Cruchaga
Com uma
seleção rigorosa que exigia uma estrita escolha – como por
exemplo ser maior de 21 anos , bons antecedentes e boa saúde- em
face das poucas vagas a escola, sob orientação de um espírito
cristão. A formação tinha ênfase aos cursos voltados a saúde
devido aos problemas das péssimas condições de salubridade e
também a influência europeia que ligava o Serviço Social a
enfermagem. Essa tendência se repetiu nas escolas do Peru e de São
Paulo. Ao lado do cuidado com a saúde houve um crescimento na
importância do Serviço Social nas empresas. Com o passar dos anos
houve uma diversificação nos campos de interesse tais como: as
problemáticas operária rural e rural familiar, e da saúde e
assuntos dos profissionais do Serviço Social.
Alguns anos
passados foram organizados as “semanas de estudo” que tinha os
seus programas elaborados em sugestões das visitadoras onde elas
compartilhavam experiências de trabalho e traziam novas propostas de
métodos de atuação. Os conferencionistas que palestravam nestas
semanas eram pessoas que ocupavam relevantes cargos nas instituições
que demandavam o trabalho das visitantes.
1.6 A
influência internacional da escola de Serviço Social Elvira Matte
de Cruchaga
A escola
católica chilena nasceu filiada a União Católica Internacional de
Serviço Social, a UCISS que elegeu a escola para a tarefa de
fomentar o Serviço Social na América Latina. A primeira atuação
da difusão foi a criação no Uruguai em 1937 por estimulo da escola
chilena com importante ajuda de Rebeca Izquierdo que foi diretora da
escola chilena, anos depois em Buenos Aires, Izquierdo, que já havia
ajudado na criação da escola do Uruguai promove a criação da
escola na Argentina e em 1940 organiza-se na capital argentina a
escola católica de Serviço Social. Na Colômbia a formação da
escola católica também obteve colaboração de Elvira Matte de
Cruchaga. Na Venezuela a escola foi fundada por sugestões da escola
chilena. Em Cuba, apenas surgiu anos depois, do entusiasmo de um
grupo de pessoas com o dinamismo da liderança de Elvira Matte de
Cruchaga.
Além de
promover a fundação de diversas escolas no continente, a escola
chilena desenvolveu importantes atividades (conferências,
publicações, congressos). Foi a instituição pioneira que serviu
de modelo as outras escolas de formação. Foi, também, pioneiro nas
ciências sociais no pais andino. Não se trata de um paradigma para
a profissão, mas com a atuação na história dá para perceber
componentes atuais pra área.
2-Formação
da escola Peruana
O país vivia
na década de 20 sob a ditadura de Augusto B. Leguía. Este se
subordinou ao imperialismo norte americano, do qual obtinha recursos
para sua administração. Sob esta aliança floresceu no Peru uma
burguesia comercial fundada no crescimento das exportações para os
EUA. Nesta década houve também uma organização da estrutura de
classes e a emergência de setores populares na vida política. Com a
crise internacional a economia peruana foi afetada. O percentual de
desempregados aumentou ficou deteriorado, devido a crise. Houve
agressivo movimento popular. A classe dominante foi aos quartéis e a
solução para os impasses foi o Golpe militar de Luis M. Sanches
Cerro que recebeu apoio de diversos setores populares. Sanches Cerro
era ao mesmo tempo uma “face suave” e uma autoridade repressiva
e intolerante. Em 1931 são convocadas eleições presidenciais e uma
Assembleia Constituinte. Vários levantes militares afasta Sanches e
instaura-se uma junta nacional de Governo que faz uma política
econômica que favorece aos latifundiários aos grupos agro
exploradores.
Em 1931
realizam-se as eleições e Sanches Cerro com uma campanha apoiada
pela união revolucionária para ( Aliança Popular Revolucionária
Americana), e vence. Com isso a instabilidade se generaliza e ocorre
protestos e manifestações por toda a parte até que em abril de
1933 Sanches é assassinado. A Assembleia Constituinte entrega o
poder ao general Oscar R. Benavides. Para aliviar a tensão que se
passava no país o general propõem um governo de paz e trégua para
o principal grupo opositor (APRA), supondo que estava em oposição
Benavides convocou a eleição e Luis Antonio Equigurem com apoio do
APRA, vence, mas houve anulação do resultado e Benavides
proclamou-se presidente. Nesse mandato reaparelhou-se o exército e a
polícia nomeou um gabinete militar. Benevides entendeu que a
repressão não era mais viável e compreendeu que eram necessárias
iniciativas de política social. Para poder controlar o povo,
realizou várias medidas nas várias áreas que beneficiou
principalmente a Escola de Serviço Social do Peru. Esse clima
agitado é que explica a criação da Escola de Serviço Social do
Peru.
2.2 -
Estado, classes e a formação da escola de serviço social do Peru.
A Escola de
Serviço Social do Peru (ESSP), criada em 1937 vinculada ao
Ministério da Saúde Pública, Trabalho e Previdência Social para
contribuir com a pessoal deste Ministério e outras instituições
que estavam surgindo em decorrência da medida do governo Benavides.
Porém antes dela, em 1931 o Instituto da Criança criou a Escola de
visitadores Sociais de higiene infantil e Enfermeiras de Puericultura
que durou pouco mais de um de ano.
A ESSP reuniu
três projetos diferentes: o de Christine de Hemptinne (as
requisições da igreja e de sua ação social no peru e no
continente); o de Dr. Edgardo Rebagliati (demanda de pessoal
apropriado para desempenhar as suas funções estatais); e do Médico
Wanceslao Molina (formação de assistentes sociais que pretendia
promover saúde por via da educação). Estes projetos deram respaldo
para que Francisca Benavides (esposa do presidente) apoiasse a
criação da Escola. A direção da escola foi entregue a USSIS que
indicou a Louisse Joerissen a experiente diretora da escola chilena.
A presença de Francisca Benavides acelerou o processo de
cristalização do projeto. Ela por ser católica fervorosa fez a
relação entre Estado e a Igreja. As funções foram assim
definidas: O Estado ficava com a parte de criação de leis e a
igreja com a parte acadêmica. A Igreja tinha larga experiência na
formação de outras escolas na América Latina. A ESSP tinha uma
política estatal de controle sobre o movimento popular. Nos
primeiros anos a profissão era influenciada pela medicina para
enfrentar as deploráveis condições de salubridade. A equipe da
escola eram em sua maioria profissionais de reconhecido prestigio
intelectual o que estimulou os estudantes em sua preparação. Apesar
de curta duração dos cursos os resultados erma excelentes, pois os
estudantes tinham uma ótima formação de base. A escola tinha uma
perspectiva de educar o povo aproximando-o da religião e apoiar o
Estado impedindo que o povo criasse uma consciência de diferença de
classes, o que era ameaçador tanto para o Estado quanto para a
religião. O serviço social de inspiração católica favorecia a
restituição da imagem social das classes dominantes. O assistente
social como uma vocação e não uma profissão atendia os interesses
do estado que pagava salários baixos aos vocacionados que faziam
caridade.
A Igreja
sempre esteve do lado do poder e o Estado por sua vez se declarava
católico e isso ajuda na compreensão do interesse da igreja nos
movimentos políticos que questionavam a sua atuação e a acusavam
de apoiar os regimes oligárquicos.
Referência:
CASTRO,
Manuel Manrique.História
do Serviço Social na América Latina. São
Paulo: Cortez, 1984. p. 172.
Obrigada por este post, muito bom me ajudou pra caramba !!
ResponderExcluirAbraços
Fico muito grata por seu post, me ajudou de mais, a linguagem é de fácil compreensão, era disso que eu precisava, obrigado mesmo. abraço
ResponderExcluirMuito bom...Obrigada!
ResponderExcluirajudou muito
ResponderExcluirMuito bom, bem resumido e de fácil entendimento.
ResponderExcluirfalando de Serviço Social: Quais influencias da Escola Elvira Matte De Chuchaga para criação de novas escolas
ResponderExcluirQuais influencias da escola Elvira Matte De Chuchara para criação da outras escolas
ResponderExcluirOlá alex, sou estudante de serviço social e preciso fazer um trabalho sobre o serviço social do Haiti, vc poderia me ajudar sugerindo algum site?
ResponderExcluirLIVRO eu desconheço mas no site do Conselho Federal de Serviço Social tem alguns textos
ResponderExcluirMuito bom, fortaleceu nos estudos, obrg
ResponderExcluirÓTIMO TEXTO, BOA COMPREENSÃO, AJUDOU MUITO!!!
ResponderExcluirMuito bom contribuiu muito aos estudos.
ResponderExcluirObrigada!
Gostei muito
ResponderExcluirBoa iniciativa Alex, sou acadêmico de Serviço Social e isso e ajudou sobremaneira, gostei.
ResponderExcluirgostei muito
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