ROTEIRO
PARA NORTEAR AS VISITAS INSTITUCIONAIS - ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
QUESTÕES
A SEREM OBSERVADAS:
-
A racionalidade que norteia às ações do (a) Assistente Social no espaço
institucional;
-
Os instrumentos técnico-operativos que são utilizados pelo profissional de
Serviço Social em suas intervenções na realidade.
Em
aula de campo, realizada no dia 27 de novembro de 2013, no espaço sócio
institucional Unidade básica de Saúde de (UBS) na comunidade do Jucuri, que
fica localizada no município de Mossoró/RN, no período matutino, nos grupo de
alunos nos deparamos com um espaço de saúde do poder municipal que prestava
serviço uma cerca de 20 outras comunidades localizadas fora da zona urbana da
cidade e atendia uma população estimada em pouco mais de quatro mil e
quinhentas pessoas. São 10 agentes de saúde; dois enfermeiros; dois médicos;
dois dentistas, que se dividem em duas equipes de atendimento: uma pela manha e
outra pela tarde. Os atendimentos são pré-agendados. Há dois tipos de
atendimentos, um na própria unidade, onde enfermeiros e médicos fazem o
atendimento básico e o atendimento domiciliar que é feito pela equipe que é
direcionada aos domicílios pelos agentes de saúde. Fazem atendimentos nas 20
comunidades em parceria com outros seguimentos da sociedade como igrejas,
utilizando o espaço desta para atender a população que fica mais distante da
UBS. Fazem trabalhos de prevenção junto às escolas e também outros seguimentos
sociais onde socializam informações de higiene e cuidado com a saúde. A unidade conta com um carro, para sete
pessoas, que transportam as equipes paras as comunidades. Os atendimentos que
carecem de especialidade são encaminhados para Centro Clínico Professor
Vingt-Un Rosado na cidade de Mossoró. Segundo o diretor da unidade Daniel (que
é enfermeiro) a UBS é pioneira na prevenção de saúde do homem e foi referência
no estado na temática. A estrutura do prédio esta necessitando de uma reforma
(segundo o diretor já foi assinado a ordem de serviço para reforma), mas a
unidade é limpa bem organizada com informações dos direitos dos usuários
equipamentos em estado de uso. Tem uma enfermaria, uma consultório odontológico,
sala de atendimento médico e uma farmácia com medicação básica. A unidade não
conta nas equipes com um/a profissional de Serviço Social e, ao ser questionado
sobre a presença deste/a, o diretor explicou não há uma exigência na lei da
existência de um/a Assistente Social na equipe, porém ressaltou que seria de
suma importância a atuação deste profissional, porque este teria um olhar
diferenciado nas situações vivenciadas pelas equipes da UBS e traria uma
cooperação importante para o trabalho desenvolvido pela equipe. Em virtude do
tempo disponível, por sermos a ultima grupo a descer do transporte (restava
ainda outras grupos de alunos que estavam em outros espaços sócios
institucionais) não foi possível fazer uma visita à comunidade, nas casas dos
usuários e nem havia, no momento, usuários sendo atendidos por isso não foi
possível colher suas impressões a respeito da UBS do Jucuri. Porém o diretor
nos recepcionou muito bem e foi coerente e seguro em suas palavras.
Como
mencionado acima, não havia uma Assistente Social e não é possível fazer uma
análise das racionalidades que norteia a atuação deste profissional e nem
relatar os instrumentos técnico-operativos que são utilizados pelo profissional
de Serviço Social. Porém cabe uma reflexão a respeito da atuação profissional
das equipes da UBS. Pelos relatos e pela visualização que tive dentro do espaço
percebi que as equipes desempenham um trabalho bem distinto do que se costuma
ver nos atendimentos de saúde que se faz em outros lugares. A farmácia, que fiz
questão de observar, tem medicamento para a população, as salas de atendimentos
são arrumadas e asseadas. Algumas têm decoração temática para um atendimento
mais específico – como a enfermaria tem decoração infantil, que, eu acredito,
seja para atendimento das crianças. Segundo o próprio diretor a unidade carece
de uma autonomia financeira para pequenas demandas (como trocar uma lâmpada),
mas isso não prejudica significativamente a atuação das equipes de saúde.
Considero que esta visita de campo foi mais do que conhecer a atuação de uma
equipe de UBS (que já tem sua valia), mas foi ver um modelo de atuação na área
da saúde que vai além dos muros da unidade e chega à comunidade. Há um modelo
de gestão que se aproxima de outros seguimentos sociais, como os grupos
religiosos e igrejas articulando com esses uma interação com a população no
sentido de levar saúde e prevenção. Em um pensamento mais aprofundado da para
perceber que há limitações como em qualquer outro lugar, principalmente pelas
20 comunidades e quase 5 mil pessoas para se atender, porém há de se entender
que o profissionalismo, o respeito aos direitos dos usuários, a dedicação de
todos os profissionais fazem superar as dificuldades e trazer retorno a
população das comunidades atendidas pela UBS Jucuri. Encerro minha reflexão
entendendo que, enquanto estudante de Serviço Social, há modelos de atuação que
podem e devem ser seguidos para garantia de direitos dos usuários.
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