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terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Atividade: Relatório de vivência da visita à UBS de Jucuri-Mossoró/RN


ROTEIRO PARA NORTEAR AS VISITAS INSTITUCIONAIS - ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
QUESTÕES A SEREM OBSERVADAS:
- A racionalidade que norteia às ações do (a) Assistente Social no espaço institucional;
- Os instrumentos técnico-operativos que são utilizados pelo profissional de Serviço Social em suas intervenções na realidade.
Em aula de campo, realizada no dia 27 de novembro de 2013, no espaço sócio institucional Unidade básica de Saúde de (UBS) na comunidade do Jucuri, que fica localizada no município de Mossoró/RN, no período matutino, nos grupo de alunos nos deparamos com um espaço de saúde do poder municipal que prestava serviço uma cerca de 20 outras comunidades localizadas fora da zona urbana da cidade e atendia uma população estimada em pouco mais de quatro mil e quinhentas pessoas. São 10 agentes de saúde; dois enfermeiros; dois médicos; dois dentistas, que se dividem em duas equipes de atendimento: uma pela manha e outra pela tarde. Os atendimentos são pré-agendados. Há dois tipos de atendimentos, um na própria unidade, onde enfermeiros e médicos fazem o atendimento básico e o atendimento domiciliar que é feito pela equipe que é direcionada aos domicílios pelos agentes de saúde. Fazem atendimentos nas 20 comunidades em parceria com outros seguimentos da sociedade como igrejas, utilizando o espaço desta para atender a população que fica mais distante da UBS. Fazem trabalhos de prevenção junto às escolas e também outros seguimentos sociais onde socializam informações de higiene e cuidado com a saúde.  A unidade conta com um carro, para sete pessoas, que transportam as equipes paras as comunidades. Os atendimentos que carecem de especialidade são encaminhados para Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado na cidade de Mossoró. Segundo o diretor da unidade Daniel (que é enfermeiro) a UBS é pioneira na prevenção de saúde do homem e foi referência no estado na temática. A estrutura do prédio esta necessitando de uma reforma (segundo o diretor já foi assinado a ordem de serviço para reforma), mas a unidade é limpa bem organizada com informações dos direitos dos usuários equipamentos em estado de uso. Tem uma enfermaria, uma consultório odontológico, sala de atendimento médico e uma farmácia com medicação básica. A unidade não conta nas equipes com um/a profissional de Serviço Social e, ao ser questionado sobre a presença deste/a, o diretor explicou não há uma exigência na lei da existência de um/a Assistente Social na equipe, porém ressaltou que seria de suma importância a atuação deste profissional, porque este teria um olhar diferenciado nas situações vivenciadas pelas equipes da UBS e traria uma cooperação importante para o trabalho desenvolvido pela equipe. Em virtude do tempo disponível, por sermos a ultima grupo a descer do transporte (restava ainda outras grupos de alunos que estavam em outros espaços sócios institucionais) não foi possível fazer uma visita à comunidade, nas casas dos usuários e nem havia, no momento, usuários sendo atendidos por isso não foi possível colher suas impressões a respeito da UBS do Jucuri. Porém o diretor nos recepcionou muito bem e foi coerente e seguro em suas palavras.

Como mencionado acima, não havia uma Assistente Social e não é possível fazer uma análise das racionalidades que norteia a atuação deste profissional e nem relatar os instrumentos técnico-operativos que são utilizados pelo profissional de Serviço Social. Porém cabe uma reflexão a respeito da atuação profissional das equipes da UBS. Pelos relatos e pela visualização que tive dentro do espaço percebi que as equipes desempenham um trabalho bem distinto do que se costuma ver nos atendimentos de saúde que se faz em outros lugares. A farmácia, que fiz questão de observar, tem medicamento para a população, as salas de atendimentos são arrumadas e asseadas. Algumas têm decoração temática para um atendimento mais específico – como a enfermaria tem decoração infantil, que, eu acredito, seja para atendimento das crianças. Segundo o próprio diretor a unidade carece de uma autonomia financeira para pequenas demandas (como trocar uma lâmpada), mas isso não prejudica significativamente a atuação das equipes de saúde. Considero que esta visita de campo foi mais do que conhecer a atuação de uma equipe de UBS (que já tem sua valia), mas foi ver um modelo de atuação na área da saúde que vai além dos muros da unidade e chega à comunidade. Há um modelo de gestão que se aproxima de outros seguimentos sociais, como os grupos religiosos e igrejas articulando com esses uma interação com a população no sentido de levar saúde e prevenção. Em um pensamento mais aprofundado da para perceber que há limitações como em qualquer outro lugar, principalmente pelas 20 comunidades e quase 5 mil pessoas para se atender, porém há de se entender que o profissionalismo, o respeito aos direitos dos usuários, a dedicação de todos os profissionais fazem superar as dificuldades e trazer retorno a população das comunidades atendidas pela UBS Jucuri. Encerro minha reflexão entendendo que, enquanto estudante de Serviço Social, há modelos de atuação que podem e devem ser seguidos para garantia de direitos dos usuários.

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